Laboratório de Micromanufatura - Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)
Rede de Nanodispositivos e Nanossensores
Rede de Nanomateriais e Nanocompósitos
Nanodispositivos e Nanossensores
Linhas de Pesquisa do Laboratório
O Laboratório de Micromanufatura (LMI) presta serviços associados à nanotecnologia a partir da confecção de sistema em escala micrométrica de maneira personalizada.
Para isso, o LMI dispõe de uma moderna infraestrutura, contando com equipamentos da área de Microusinagem, Microfabricação em Sala Limpa e softwares de simulação em diversas temáticas. Dentro do LMI, existem 3 principais linhas de pesquisa. A primeira é Microssistemas cerâmicos, usando LTCC (Low Temperature Cofired Ceramics), é possível criar sistemas microfluídicos personalizados e, também, usá-lo para fabricar circuitos eletrônicos. O LMI possui equipamentos para processar LTCC, sendo capaz de cortar, laminar e sinterizar estruturas complexas, como nanoreservatórios e sistemas para geração de nanopartículas com elevado rendimento. E o LTCC já é próprio para ser usado como substrato para fabricação de circuitos eletrônicos SMT (Surface Mounted Technology) ou THT (Through Hole Technology), esses equipamentos também estão no LMI, o que torna o laboratório apto a integrar a aplicação microfluídica à inteligência eletrônica.
A segunda é Microfabricação em Sala Limpa, com 180 m² de ambiente controlado e uma gama variada de equipamentos com o objetivo de fabricar MEMS (Microelectromechanical systems) biossensores e outros sensores planares (como extensômetros e acelerômetros). Para essa linha de pesquisa, o LMI possui equipamentos para deposição de materiais em substratos, para exposição de materiais fotossensíveis e inspeção (perfilômetro de contato e microscópio eletrônico de varredura).
Por último, tem-se a linha de pesquisa sobre Microusinagem, na qual o laboratório fabrica uma gama variada de peças e dispositivos. Por meio de um Centro de Microusinagem CNC de 5 eixos, Laser de Precisão e impressora 3D de alta precisão, o LMI manipula diversos tipos de materiais (de polímeros a metais de difícil usinagem, incluindo nitretos), integrando diferentes materiais. Em nanotecnologia, o LMI trabalha criando sistemas que vão englobar o nanossensor, a nanocápsula e o nanodispositivo.
O NIT do IPT, instituído em 1981 e vinculado à Diretoria de Inovação do IPT, congrega as atividades de gestão tecnológica, economia industrial, relacionamento com clientes públicos e privados, formação de parcerias estratégicas para projetos de P&D&I, acesso a recursos de fomento e incentivo à inovação, contratos, convênios e propriedade intelectual. Desde a sua estruturação, atua na gestão dos ativos intelectuais do Instituto, apoiando internamente os pesquisadores com a formalização de seus negócios (propostas e contratos de projetos e serviços), patentes e estudos de mercado específicos as negociações de contratos, convênios, PI e valoração de tecnologias, projetos e patentes são de responsabilidade do NIT do IPT, que responde pela formalização de parcerias sob regimento da IN-AD 18 (Instrução Normativa Administrativa Institucional), de 30/10/2013. A gestão administrativa e financeira de projetos e parcerias e feita por intermédio da Fundação de Apoio ao IPT (FIPT). A gestão física dos projetos é acompanhada pelo Escritório de Projetos do IPT, vinculado à sua Diretoria de Operações.
Vídeo Institucional:
Galeria dos equipamentos
Equipe
Telefone para contato: (11) 3767-4762
Email: lmi@ipt.br